Ir para o conteúdo

Guia do comprador de mountain bikes

Você quer explorar as trilhas, mas não sabe por onde começar? Existem diferentes formas de pedalar fora da estrada, e estamos aqui para ajudar a escolher a mountain bike certa para você pedalar onde e como quiser. De mountain bikes elétricas a tradicionais, do cross country ao downhill, vamos guiá-lo por tudo o que você precisa saber para encontrar sua bike perfeita.

Ao tentar escolher qual mountain bike usar, comece definindo onde e como você quer pedalar. Seja para pedalar por trilhas suaves e fáceis com a família, desafiar-se em terrenos rochosos e técnicos, saltar em pistas de ciclismo ou encarar subidas com eficiência máxima, haverá sempre um estilo de mountain bike projetado para você.  

O terreno onde você pedala e como você gosta de pedalar dirão exatamente qual bike combina mais com você.  

Ao entrar em qualquer loja de bicicletas que venda mountain bikes, você ouvirá termos como “curso”, “suspensão total” e “hardtail” mencionados com frequência. Esses termos se referem ao sistema de suspensão ou amortecimento da bicicleta, indicando se ela tem um garfo de suspensão ou amortecedor traseiro, e ao quanto esse sistema pode absorver os impactos. 

Curso

A suspensão é medida em milímetros, e a quantidade de suspensão de uma bicicleta é chamada de curso. O tamanho do curso ajuda a indicar o uso preferencial da bicicleta: bikes com curso mais curto e hardtails se destacam em trilhas suaves, enquanto bikes com curso maior se sobressaem em terrenos mais difíceis e irregulares.

Hardtails

As hardtails têm apenas suspensão dianteira, sendo mais leves e fáceis de conservar. Elas geralmente são mais eficientes para pedalar, mas, sem um amortecedor traseiro para absorver impactos, exigem mais esforço para manter o controle e o conforto em terrenos mais acidentados.  

Suspensão total

Bicicletas de suspensão total possuem suspensão dianteira e traseira, tornando-as mais confortáveis e fáceis de controlar em terrenos com pedras e raízes. A suspensão traseira ajuda manter a roda traseira no chão, para que você obtenha melhor aderência. Comparadas às hardtails, as mountain bikes de suspensão total costumam ser menos eficientes para pedalar devido ao peso adicional do amortecedor traseiro e de suas peças, além do movimento gerado por ele.  

As mountain bikes são divididas em categorias determinadas pelo estilo de terreno onde apresentam o melhor desempenho. Aqui, explicaremos os diferentes estilos de mountain bikes e quais modelos se encaixam em cada categoria.

As mountain bikes para cross country (XC) entregam eficiência ao pedalar e respostas rápidas na direção. Mais leves que outros tipos de mountain bikes, elas contam com peças escolhidas para velocidade, como suspensões de menor curso e pneus de rolamento rápido. Elas são mais fáceis de pedalar em subidas, mas exigem maior habilidade para enfrentar descidas acidentadas. As bikes XC são uma ótima escolha para corridas ou trilhas sem muitas pedras, raízes ou saltos muito grandes.

Marlin

A Marlin é feita para aventuras em todos os terrenos, com a tecnologia Smart Wheel Sizing, que se adapta a uma ampla variedade de alturas de ciclistas. 100mm de suspensão dianteira oferecem curso suficiente para explorar trilhas estreitas, ou singletracks, e até mesmo aventurar-se na selva urbana.

Procaliber

Esta bike hardtail para cross country tem uma missão simples — ir rápido. Rodas de 29” de rolamento rápido e 120mm de suspensão dianteira ajudam você a cruzar a linha de chegada, e os modelos de carbono reduzem a fadiga com a tecnologia IsoBow, que suaviza o impacto nas trilhas.

Supercaliber

Com a inovadora suspensão traseira IsoStrut de 80mm, 120mm de curso dianteiro e rodas de 29”, a Supercaliber é uma bicicleta de corrida de carbono rápida, leve e suave, pronta para as trilhas da sua região ou para os palcos mundiais.

As bikes para trilhas facilitam o controle em terrenos irregulares, graças à sua direção mais estável. Elas são mais pesadas do que as bicicletas de cross country, mas proporcionam mais tração e conforto por possuírem uma suspensão de curso longo e pneus maiores. Podem não ser tão ágeis nas subidas quanto as bikes XC, mas trazem muito mais confiança nas descidas. As bikes para trilhas são um ótimo ponto de partida se você está procurando uma bicicleta versátil, ideal para os mais diversos tipos de trilhas. 

E o enduro, como fica? 
As bikes de enduro são versões de bikes para trilhas com curso mais longo, mas o que é considerado enduro ou trilha pode variar de região para região, dependendo do terreno. Como essas categorias são subjetivas, mantemos ambas combinadas, deixando você decidir se uma bike para trilhas com curso maior ou menor é a melhor para você.

Top Fuel

Quer equilibrar a eficiência do XC com a capacidade de enfrentar trilhas? A Top Fuel é uma bike downcountry com 120mm/130mm de curso (traseiro/dianteiro) e rodas de 29˝, criando um setup que confere mais confiança nas descidas do que uma bike XC e mais leveza e agilidade nas subidas do que as bikes para trilhas com curso maior.

Fuel

Esta bike para trilhas que encara qualquer parada é superversátil e personalizável para qualquer estilo de pedal. Sua suspensão adaptável permite configurar a bike com 145 a 170 mm de curso traseiro, 150 a 170 mm de curso dianteiro, e escolher entre rodas MX ou aro 29.  

Fuel EX

Esta MTB pronta para tudo é rápida e divertida em qualquer lugar, tornando-se nossa bicicleta de suspensão total mais popular. Com 140mm/150mm de curso (traseiro/dianteiro) e rodas de 29˝, ela está pronta para qualquer desafio.

Slash

Se você está buscando um curso maior, a Slash é a resposta. Esta all-mountain 170mm/170mm vem com rodas MX (29˝ dianteira, 27,5˝ traseira) para encarar linhas de enduro acidentadas e garantir muita diversão nas aventuras mais intensas.

Coloque potência nos pedais com mountain bikes com assistência elétrica. As e-MTBs contam com um motor compacto que dá um impulso enquanto você pedala, permitindo ir mais longe e explorar mais. Seja você um ciclista de cross country ou de trilhas, uma e-MTB proporcionará muito mais de tudo que você adora ao praticar o mountain bike. Comece aqui se quiser mais energia nos seus pedais.

Marlin+

Para quem está começando no mountain biking, no mundo das e-bikes, ou quer combinar os dois, a Marlin+ tem tudo o que você precisa. Com 50 Nm de torque, Smart Wheel Sizing e 120mm de suspensão dianteira, ela suaviza qualquer percurso.

Fuel+

Com 60 Nm de assistência com sensação natural e a pilotagem afiada de uma bike para trilhas, a Fuel+ é uma e-MTB versátil com a dirigibilidade de uma bike para trilhas tradicional. Ela conta com geometria adaptável, permitindo usar de 145 a 170 mm de curso na traseira, 150 a 170 mm na dianteira, e escolher entre rodas MX ou aro 29.

Fuel EXe

Com assistência leve e impulso com uma sensação natural, a Fuel EXe combina o manuseio clássico das bikes para trilhas Fuel EX com um motor bastante silencioso e que permite pedalar por mais tempo. Uma combinação perfeita de 50Nm de torque, 140mm/150mm de curso, e rodas de 29˝ para versatilidade em qualquer terreno.

Rail+

A Rail é uma e-MTB robusta, equipada com 160mm de curso, rodas MX e um motor Bosch de alta potência que entrega 85Nm de torque e uma bateria de longa duração para você viver suas maiores aventuras de mountain bike.

Slash+

Obtenha um impulso com uma sensação natural para alcançar suas descidas favoritas com a Slash+. A combinação do torque de 50Nm, das rodas MX e da suspensão de pivô alto de 170mm proporciona uma pedalada que flutua como um tapete mágico nas subidas em uma bike que solta toda essa potência nas descidas.

Qual tamanho de MTB que eu preciso?

Os ciclistas têm tamanhos diferentes, assim como nossas mountain bikes. Escolha uma mountain bike no tamanho certo e de acordo com a sua altura para garantir mais diversão e conforto nas trilhas.

Explore os tamanhos de MTB

Qual o tamanho de roda adequado para mim?

Escolher o tamanho das rodas de uma mountain bike pode parecer complicado, mas não é. Resumidamente, as rodas de 29˝ rolam mais rápido e ajudam a suavizar obstáculos, enquanto as de 27,5˝ são mais ágeis. As bikes MX vêm com uma de cada tamanho (29˝ dianteira, 27,5˝ traseira), e as bikes com Smart Wheel Sizing ajustam o tamanho da roda de acordo com a altura do ciclista.

Descubra mais sobre o tamanho das rodas de MTB

Eu preciso de uma mountain bike feminina?

No passado, os designs específicos para mulheres proporcionavam às ciclistas uma bicicleta que se ajustava perfeitamente desde o início. Hoje, muitos elementos de design criados para as MTBs femininas, como a altura do tubo superior mais baixa e o Smart Wheel Sizing, são usados em bikes para qualquer gênero. Isso resulta em uma experiência de pedal mais confortável para todos os ciclistas.

Confira as linhas femininas da Trek

Como fazer o ajuste inicial da suspensão de sua mountain bike

A maioria das mountain bikes modernas possui suspensão a ar, que pode ser facilmente ajustada para qualquer ciclista. Aprenda esses passos simples para aproveitar ao máximo sua mountain bike de suspensão total.

Explore a configuração da suspensão

Toda mountain bike da Trek acompanha uma combinação cuidadosamente selecionada de peças – marchas, pedivela, corrente e desviador de câmbio – que formam, ao todo, o que se conhece como transmissão. Em cada família de bicicletas, à medida que o número do modelo aumenta, os sistemas de transmissão ficam mais leves, suaves, precisos e com mais marchas. Sistemas de transmissão de alto nível também trazem mais maneiras de ajustar a ergonomia das trocas de marchas, e sua durabilidade tende a ser maior, pois podem ser reparados, em vez de substituídos, quando as peças se desgastam. As mountain bikes da Trek vêm com sistemas de transmissão SRAM ou Shimano. Cada empresa fabrica componentes incríveis, trazendo seus próprios benefícios para se adequar ao seu estilo de pedalada. 

Devo usar uma transmissão eletrônica ou mecânica?

Transmissões eletrônicas

A transmissão eletrônica fornece uma experiência ultrarrápida e de alto desempenho. É precisa, robusta e pode realizar a troca de marchas rapidamente mesmo sob carga. No entanto, com toda essa velocidade, há uma pequena desvantagem - de vez em quando, você precisará carregar a bateria.

Transmissões mecânicas

As transmissões mecânicas oferecem confiabilidade de grande valor, facilidade de uso e tranquilidade a cada percurso. Com fácil manutenção e sem chance de encontrar uma bateria descarregada quando você estiver pronto para pedalar, eles mantêm seu sistema de transmissão simples de usar e livre de manutenção.

Shimano XTR Di2

A Shimano XTR Di2 é o ápice da tecnologia para MTB da Shimano, presente em bicicletas selecionadas de nível 9.9. A XTR Di2 oferece as trocas de marcha mais rápidas e suaves da Shimano para atender às demandas tanto dos atletas profissionais quando dos ciclistas cotidianos. Além disso, é totalmente sem fio, proporcionando um conjunto mais despojado com trocas de marcha personalizáveis.

Shimano XTR

Encontrada em modelos selecionados de nível 9.9, a XTR é o ápice da inovação da Shimano para mountain bikes. Cada componente foi ajustado para fazer você ir mais rápido – do mapeamento avançado do cassete, que garante trocas de marcha impecáveis, a materiais de última geração, como titânio, para reduzir o peso. Submetidos a numerosos testes e repetidamente aprovados por campeões mundiais de MTB, os componentes XTR se destacam sempre, com peças leves, multifuncionais e um desempenho que não abre mão de nada.

Shimano XT Di2

A Shimano XT Di2, disponível em bicicletas selecionadas de nível 9 e 9.8, foi aprimorada inúmeras vezes desde o início da prática do mountain bike. Reconhecida por sua confiabilidade, durabilidade e suavidade na troca de marcha, ela está pronta para encarar qualquer trilha, tudo em um pacote sem fio personalizável.

Shimano Deore XT

Encontrado em modelos selecionados de nível 9 e 9.8, a XT é a máquina de alto desempenho original, preferida por gerações de ciclistas de mountain bike e movida por décadas de inovação e de engenharia de ponta. Trocas de marchas confiável. Manutenção intuitiva. Durabilidade poderosa. Seja qual for a trilha, seja qual for o seu percurso, a XT é a solução para a sua mountain bike.

Transmissão SRAM XX Eagle AXS

Encontrada em modelos selecionados e de nível 9.9, a XX Eagle AXS tem a resistência necessária para encarar longos dias na bike, com um design leve que torna tudo mais fácil de manejar. Com o equilíbrio perfeito entre robustez e economia de peso, a XX Eagle proporciona trocas de marchas suaves mesmo durante os momentos de maior esforço. O controle sem fio AXS Pod transforma o ato crítico de trocar marchas em uma experiência personalizada para cada ciclista, com a capacidade de personalizar o funcionamento da transmissão através do aplicativo SRAM AXS. É uma abordagem holística para mudanças de marchas, com foco no desempenho máximo.

Transmissão SRAM X0 Eagle AXS

Encontrada em modelos selecionados e de nível 9.8 e 9.9, a X0 Eagle AXS é a transmissão de alto desempenho mais robusta da SRAM, com o conjunto de pedivela de alumínio mais avançado que a SRAM já produziu. Com a tecnologia X-SYNC, as trocas de marcha são confiáveis e fáceis, mesmo sob carga. A corrente X0, com seus pinos sólidos e revestimento PVD, garante resistência excepcional à corrosão e desgaste – características perfeitas para os desafios das eMTBs Os controladores AXS Pod sem fio oferecem o controle absoluto, permitindo uma personalização total para uma troca de marchas com desempenho impecável.

Transmissão SRAM GX Eagle AXS

Encontrada em modelos selecionados 8, 9 e 9.8, a GX Eagle AXS é onde o desempenho puro encontra o melhor custo-benefício. Você leva a mesma personalização das trocas sem fio das transmissões X0 e XX, mas com uma proposta mais econômica. Ciclistas práticos e objetivos, em busca do equilíbrio perfeito entre estilo, desempenho e preço justo, não precisam procurar mais: a transmissão GX Eagle AXS é a escolha certa para todos.

SRAM Eagle 90

A transmissão SRAM Eagle 90 foi projetada para ser robusta e reconstruível, com trocas de marcha suaves e agradáveis, não importando a potência aplicada aos pedais. Presente em bicicletas selecionadas de nível 9 e 9.8, a Eagle 90 foi projetada para ser a transmissão mecânica com as melhores trocas de marchas, mesmo com o torque adicional de uma e-mtb.

SRAM Eagle 70

A transmissão SRAM Eagle 70 é resistente, confiável e acessível. Projetada com base na robustez e confiabilidade de montagem direta das transmissões eletrônicas da SRAM, o Eagle 70 proporciona trocas suaves sob carga, para que você possa trocar as marchas onde e quando quiser, mantendo uma baixa manutenção.

Os melhores pedais começam com um ajuste perfeito — tanto para você quanto para sua bike. Esteja preparado para qualquer situação com uma bomba e reparos para pneus, além de levar ferramentas múltiplas para consertos rápidos nas trilhas. Complemente o visual com capacete, luvas, joelheiras, sapatilhas e uma pochete para carregar ferramentas e hidratação.