Ir para o conteúdo

Fuel+ FAQ

Quais são os novos/principais recursos desta plataforma?

-NOVA unidade de acionamento TQ HPR60 que não apenas é mais potente, mas também mais silenciosa e eficiente
Bateria de 580WH
-Novo display colorido nas Fuel+ 9.8 e 9.9
- Ao substituir os elos de balancim, suportes inferiores dos amortecedores e a suspensão e/ou rodas, a Fuel+ pode ser montada em três configurações exclusivas para acomodar as preferências do ciclista e dos terrenos:

Fuel+ EX: 145mm/150mm 29er
Fuel+ MX: 150mm/160mm MX (29 dianteiro, 27,5 traseiro)
Fuel+ LX: 160mm/170mm 29er

- Novo design de quadro que aumenta a inserção do canote retrátil, a altura do tubo superior e o espaço livre do triângulo frontal para mais espaço para amortecedores com reservatórios externos, caramanholas ou outros acessórios.
-Caixa de direção padrão ZS para permitir opções de reposição, incluindo ângulo ajustável
- Roteamento de cabos e protetor de chainstay atualizados para um pedalar super silencioso
-Oferecida no Project One MTB para personalização de peças de fábrica, incluindo opções para mola helicoidal, canotes retráteis de comprimentos diferentes e muito mais.

Existe a opção de usar rodas de 27,5” na dianteira e na traseira?

Não. Todos esses quadros, em todos os tamanhos, são projetados em torno de uma roda dianteira de 29”.

Posso mudar o tamanho da minha roda traseira sem alterar o elo do balancim ou o suporte inferior do amortecedor?

Não. A correção geométrica para alternar entre tamanhos de rodas vem tanto do elo do balancim quanto do suporte inferior do amortecedor.
Se, ao substituir o tamanho da roda traseira, você não substituir os dois componentes, você acabará com um movimento central muito baixo, causando batidas no pedal, ou um movimento central muito alto e um ângulo do tubo de direção correspondentemente íngreme, causando um manuseio imprevisível e instável.

Posso transformar minha Fuel LX em uma MX de maior curso substituindo apenas o elo de balancim, o suporte inferior do amortecedor e a roda traseira?

Sim. Você pode converter uma Fuel+ LX para uma roda traseira de 27,5 com apenas a roda, o elo de balancim MX e o suporte inferior do amortecedor. Mantendo o amortecedor com curso de 205 x 65, você terá um curso de 163mm, em comparação com a versão MX padrão, com amortecedor 205 x 60 e curso de 150mm.

Posso instalar um amortecedor de maior curso na minha Fuel EX para ter mais curso traseiro?

Sim. Você pode instalar um amortecedor de 205 x 65 (máx.) na sua Fuel EX sem outras alterações no curso traseiro de 156mm. No entanto, você não terá a velocidade de retorno mais progressiva que viria com a troca pelo elo de balancim LX e suporte inferior do amortecedor.

Por que meu tamanho Pequeno EX possui um elo de balancim MX?

Os modelos Fuel EX e Fuel+ EX de tamanho pequeno acompanharão uma roda dianteira de 29”, uma roda traseira de 27,5”, amortecedor 205x60 e 150mm de cursos dianteiro e traseiro. A diferença entre o tamanho P da EX e o tamanho P da MX é que as bicicletas MX acompanham garfos de 160mm e estarão disponíveis apenas como bicicletas totalmente montadas nos modelos 9, 9.8 ou 9.9.

Nossa pesquisa com ciclistas mostrou que a maioria dos ciclistas de tamanho P prefere uma roda traseira de 27,5” para um ajuste mais proporcional e mais espaço entre a roda traseira e o corpo em saltos e descidas. Como a maioria dos modelos Fuel e Fuel+ originais (não P1) serão vendidos como Fuel EX, optamos por fabricar o tamanho P com os elos de balancins MX e LSM para que os ciclistas obtenham a configuração mais comumente preferida imediatamente, sem precisar adquirir os componentes para fazer a troca para o MX.

Ciclistas do tamanho P que prefiram rodas dianteiras e traseiras de 29” poderão substituir o elo de balancim e o LSM e a roda traseira para uma Fuel EX 29er ou Fuel+ EX. Ou eles também poderão adquirir uma Fuel LX ou Fuel+ LX tamanho P, com rodas de 29” de fábrica, por meio do programa Project One.

Qualquer tamanho de quadro pode ser montado com qualquer uma das três configurações

Alterar o tamanho da roda traseira afetará minhas leituras de velocidade ou ajudará na velocidade de corte?

Sim. Se você alterar o tamanho da roda traseira, deverá visitar o revendedor Trek local para atualizar o sistema eletrônico para o novo diâmetro de roda. Deixar de fazê-lo pode fazer com que sua bicicleta forneça assistência acima do limite de velocidade legalmente permitido, o que torna ilegal operar em trilhas designadas para eMTBs Classe 1. Ou pode fazer com que sua bicicleta pare de fornecer assistência abaixo do limite de velocidade legalmente permitido.

A Trek disponibilizará os componentes necessários para mudar de EX para MX ou LX?

A Trek disponibilizará os elos de balancim, suportes inferiores de amortecedores, rodas e pneus no mundo todo. A disponibilidade da suspensão poderá variar de acordo com o mercado, mas no geral, precisará ser adquirida de distribuidores locais.

Como as trocas entre EX, MX e LX afetam a geometria?

A maioria das medidas geométricas permanecem as mesmas ou apresentam alterações insignificantes. A principal mudança está no ângulo do tubo dianteiro. EX – 64.5; MX – 64.2; LX – 63.5

Quais amortecedores de reposição são compatíveis?

O novo layout do quadro deixa muito espaço para amortecedores originais de reposição. A maioria dos amortecedores serve, incluindo todos os atuais da Fox e RockShox.

Algum tamanho de quadro apresenta curvaturas no tubo superior para reduzir as suas alturas?

Os modelos pequenos têm uma curva bem leve para ajudar a criar mais espaço para ficar em pé, para acoplar caramanholas e para a porta de carregamento.

Como funciona a caixa de direção ajustável?

Agora é uma caixa de direção ZS padrão em vez de uma peça patenteada da Trek, o que permite opções de reposição para atualizações da caixa de direção, incluindo opções de ângulo ajustável.

A bike é compatível com garfos de coroa dupla?

Não, a Fuel é compatível apenas com garfos de coroa simples com curso de 150-170mm.

Quais tamanhos são compatíveis com caramanholas?

Todos os tamanhos são compatíveis com uma caramanhola. Quadros pequenos comportam no máximo 620ml (21oz), enquanto quadros médios a grandes comportam no máximo 769ml (26oz) e GG comportam no máximo 1005ml (34oz).

A corrente deveria estar tão perto do chainstay?

Quando a bicicleta está na catraca 10D, a corrente pode entrar em contato com o protetor de chainstay. Isso é intencional. Para otimizar a resistência e a rigidez do do chainstay, além do roteamento interno dos cabos, a seção entre o pneu e a coroa é mais alta do que em outras bicicletas.
Também aumentamos a altura do protetor de chainstay para diminuir o ruído causado pela vibração da corrente. O espaço livre aumentará com a flexão da suspensão e a tensão da pedalada, mas você ainda poderá notar algum desgaste no protetor com o passar do tempo. Pode não ser o caso para todos os ciclistas, mas ele deve ser substituído conforme necessário.

Onde posso encontrar informações sobre ferragens de montagem, roteamento de cabos, compatibilidade de componentes, tamanhos mín./máx. e peças originais de reposição?

Consulte o Manual de Serviço da Fuel. Estas FAQs abordam questões ainda não abordadas na página de produto da bicicleta ou no Manual de serviço. Tampouco viu sua resposta aqui? Ligue ou converse com o atendimento ao cliente.

Manuais de serviço

Posso substituir meu display em preto e branco pela versão colorida?

Sim. Esses itens são intercambiáveis, então você pode atualizar a sua Fuel EXe, Slash+ ou Fuel+ 9.7 ou da geração anterior (Fuel+ 9.8 e 9.9 acompanham display colorido)

Posso usar uma coroa oval?

Nenhuma coroa oval é recomendada, pois afetará o desempenho do motor.

O que é uma interface do pedivela?

Interface ISIS padrão para bicicletas elétricas.

Os E-Rotors Shimano são compatíveis?

Sim.

Qual é a diferença entre o aplicativo Trek e o aplicativo TQ?

O aplicativo Trek faz tudo o que o aplicativo TQ faz, incluindo a personalização do comportamento do motor, estimativas de autonomia e informações gerais do sistema eletrônico. Além disso, o aplicativo Trek inclui recomendações de configuração de pressão dos pneus e da suspensão, lembretes de serviço, recursos úteis de navegação e autonomia, rastreamento das atividades e muito mais!

Posso conectar a Fuel+ ao meu Garmin ou outro dispositivo?

Sim! Você pode parear a maioria dos ciclocomputadores via Bluetooth ou ANT+.

Ele possui chicote para o farol e a lanterna?

As bicicletas equipadas com Shimano Di2 and SRAM AXS acompanham uma Smart Box TQ instalada. Ela possui portas de saída para farol, lanterna, aux 12 e transmissão eletrônica. Não está incluída em outros modelos, mas é uma atualização fácil como peça de reposição original.

Posso atualizar a minha Fuel EXe de geração anterior com o novo motor HPR60?

Sim. Atualizar de HPR50 para HPR60 proporcionará um torque adicional de 10Nm, além do HPR60 ser mais eficiente e ainda mais silencioso que o HPR50. Entretanto, o firmware da sua bicicleta só permitirá que você obtenha 300 watts de potência de pico. Os 350 watts que o HPR60 é capaz de produzir estão disponíveis somente na nova Fuel+.
As atualizações devem ser realizadas por um revendedor Trek usando a ferramenta de serviço do revendedor TQ e o adaptador TQ, e as aletas de resfriamento devem ser removidas.

A Trek oferecerá motores para atualizações ou somente para garantia?

Para 2026, a Trek oferecerá uma quantidade limitada de motores HPR60 apenas para garantia. As atualizações fora da garantia exigirão a aquisição de um novo motor de outro distribuidor TQ.

As aletas de resfriamento do HPR60 são substituíveis?

Sim, elas são fixadas no motor e estão disponíveis como peças originais de reposição.

Haverá baterias de reposição/adicionais disponíveis?

Sim, as baterias TQ estão disponíveis nos centros de distribuição da Trek. Devido às regulamentações de envio de materiais perigosos, as baterias não podem ser devolvidas.

A bateria pode ser carregada ao ser retirada da bicicleta?

Sim.

Quanto tempo leva para carregar a bateria?

A bateria de 580Wh carrega em cerca de 3-4 horas.

Existem outras instruções especiais para a bateria?

Favor observar que quando descarregada pela primeira vez, a bateria dura apenas cerca de 15% de sua capacidade. Portanto, não se assuste se na sua primeira pedalada, a autonomia da bateria for um pouco menor do que a esperada. Após o primeiro descarregamento completo e o carregamento subsequente, o sistema de gerenciamento da bateria “aprenderá” o que precisa, e descarregará até 0% nas futuras pedaladas. Observe também que sempre que a bateria atingir menos de 10% de carga, a potência do motor será reduzida para proteger a bateria. O indicador de nível de bateria piscará para indicar o modo de bateria fraca.

Como os clientes podem adquirir o Extensor de autonomia?

Elas podem ser adquiridas através do revendedor Trek local. As baterias Extensoras de autonomia não são elegíveis para devolução pelo revendedor devido às regulamentações de envio de materiais perigosos. Cada revendedor autorizado definirá sua própria política em relação às devoluções de baterias extensoras de autonomia.

Posso pedalar a Fuel+ apenas com o Extensor de autonomia?

Sim! Isso também permite que você voe com a Fuel+ deixando a bateria principal em casa e levando o extensor de autonomia na bagagem de mão. Verifique com sua companhia aérea antes de viajar para confirmar a conformidade com as regulamentações. Você precisará adquirir a porca de encaixe que substitui os fios de rosca da bateria para manter a tampa do motor na sua posição. Para maiores detalhes, consulte o manual de serviço

Quanto tempo o extensor de autonomia leva para carregar?

Aproximadamente uma hora.

Todos os tamanhos são compatíveis com o extensor de autonomia?

Sim!

O extensor de autonomia é compatível com qualquer suporte de caramanhola?

Recomendamos enfaticamente o uso do compartimento de carga lateral da Bontrager e da tira de retenção que acompanha o extensor de autonomia. Outras gaiolas podem funcionar, mas não as testamos.

Existe um walk-assist (assistente de caminhada)?

Sim. Para maiores instruções, consulte o Guia de inicialização rápida.

Posso pedalá-la sem o controlador remoto?

Sim, você precisará conectar sua bicicleta por meio do aplicativo TQ para ativar a funcionalidade estendida do botão central. Quando esta função estiver ativada, você pressionará o botão no display para alterar os modos de assistência e clicará duas vezes no mesmo botão para alternar entre o que é mostrado no display.