Saltar para conteúdo

O teu guia para sapatos de ciclismo

Escolher os sapatos certos para andar de bicicleta pode ser difícil, não importa se és um ciclista veterano ou um principiante. Neste guia, vamos abordar tudo o que precisas de saber para fazeres a escolha certa para os teus pés, incluindo os benefícios de utilizar sapatos de ciclismo, a sua anatomia, que tipo de sapatos precisas e muito mais. 

O que são sapatos de ciclismo? 

Os sapatos específicos para ciclismo ajudam a manter-te mais confortável e a teres o melhor desempenho na bicicleta.  

Existem dois tipos principais de sapatos de ciclismo: sapatos de pedal de plataforma, que têm solas planas como os ténis e características específicas para ciclismo; e sapatos com encaixe (também conhecidos como sapatos de encaixe) que se encaixam diretamente nos pedais.

Se és um ciclista de montanha, estrada ou indoor, há muitos estilos diferentes de sapatos de sola plana e de encaixe para qualquer tipo de pedalada. 

Sapatos de montanha 

Os sapatos para ciclismo de montanha têm solas rígidas e robustas que garantem tração em terrenos difíceis. Também dispõem de um design com encaixes (cleats) de 2 parafusos embutidos, o que faz com que seja mais fácil andar a pé com eles caso te depares com uma parte do trilho em que não dá para pedalar.  

Vê os sapatos de montanha

Sapatos de estrada 

Os sapatos de estrada oferecem a melhor transferência de potência porque têm solas mais rígidas e encaixes (cleats) mais largos. São tipicamente compatíveis com a configuração de pedais e cleats de 3 parafusos e não é tão fácil caminhar com eles porque os cleats estão expostos e saem da sola. Recomendamos os sapatos de estrada a quem dá prioridade à eficiência e potência em detrimento da capacidade de caminhar. 

Explora os sapatos de estrada

Sapatos de ciclocrosse e gravel 

Os sapatos de gravel e CX são construídos com materiais duráveis que resistem às exigências de saltar barreiras, de pedalar em terra, com lama e pó. Tal como os sapatos de montanha, dispõem de um sistema de encaixe de 2 parafusos (cleats) que os torna eficazes quando é preciso caminhar mas sem perder a eficiência de pedalada necessária nas voltas mais exgentes.

Explora os sapatos de CX e gravel

Melhor transferência de potência, menos esforço desperdiçado 

A transferência de potência é a quantidade de energia que as tuas pernas produzem e que é transferida ao pedalares e transformada em impulso para a frente. Os sapatos de ciclismo dispõem de solas mais rígidas do que os confortáveis ténis desportivos, o que faz com que sejam mais eficientes a transferir a potência das tuas pernas para a bicicleta, reduzindo o esforço e a fadiga. 

Melhor integração com os pedais 

Quer escolhas pedais de plataforma, pedais de encaixe ou pedais com ganchos, ter os sapatos indicados vai ajudar-te a manter um melhor contacto e conexão com os teus pedais. 

Quais são os diferentes componentes de um sapato de ciclismo? 

Solas - a parte inferior do sapato 

As solas dos sapatos de ciclismo são concebidas para serem rígidas para garantir a máxima transferência de potência na pedalada. São normalmente feitas de nylon ou de fibra de carbono. Os sapatos de montanha também têm na sola elementos de borracha aderente para permitir caminhar com a máxima tração nos trilhos.  

Secção superior - a parte de cima do sapato 

A secção superior é a parte do sapato que cobre a zona superior do teu pé. A secção superior é feita com tecidos sintéticos ou pele e tem diversos recortes e malhas para ser respirável. Os sapatos para ciclismo de montanha também incorporam materiais resistentes à abrasão em zonas sujeitas a maior desgaste para aumentar a durabilidade em ambientes difíceis.  

Como é o ajuste dos sapatos de ciclismo

É sempre boa ideia experimentar alguns pares de sapatos de ciclismo para ver quais se ajustam melhor aos teus pés. Tem em consideração que os sapatos de ciclismo de iniciação ou de gama média têm normalmente uma forma mais larga do que a dos sapatos topo de gama. Os sapatos de alto desempenho e de competição têm um ajuste agressivo que é mais apertado para maximizar a transferência de potência e a eficiência. 

Largura e comprimento 

Queres que os teus sapatos de ciclismo sejam confortáveis e fiquem justos ao pé sem apertar demasiado. Devem ser suficientemente compridos para que os teus dedos dos pés não toquem no interior da biqueira.  

Tamanhos 

A maioria dos sapatos de ciclismo têm tamanhos Europeus, mas os tamanhos e conversões podem variar de acordo com as marcas. Certifica-te de que falas com o vendedor e consultas as tabelas de conversão para garantires que estás a escolher o tamanho certo. 

Consulta o guia de tamanhos de sapatos

Palmilhas 

Umas boas palmilhas de sapatos de ciclismo ajudam a garantir o suporte, alinhamento e estabilidade corretos aos pés, para maior conforto e desempenho a pedalar. Muitas palmilhas específicas para ciclismo estão disponíveis com diferentes apoios para o arco do pé para te ajudar a encontrar a melhor solução. 

Aprende mais sobre palmilhas

Mais recursos sobre sapatos de ciclismo 

O teu guia para sapatos de ciclismo com encaixe 

Vê o guia

Melhora a flexibilidade da tua zona de conforto com METNET