1. Loading...

Dicas antes de sair para pedalar

There’s always something new to learn about riding, no matter if you’re a beginner mastering the basics or a pro trying out advanced techniques. And the more you learn, the more capable and confident you’ll feel on every ride. Our YouTube channel has a ton of great how-to videos, especially for those new to cycling:

Assista aos vídeos

Trocando as marchas

Troque as marchas para adequá-las à sua velocidade e ao terreno. Você sempre deve pedalar ao trocar de marchas e deve usar uma marcha que permita movimentos suaves e eficientes.

As alavancas direitas movimentam as catracas. A alavanca grande movimenta a corrente até as catracas leves (maiores). A alavanca pequena movimenta a corrente até as catracas mais pesadas (menores).

As alavancas esquerdas movimentam as coroas. A alavanca grande movimenta a corrente até a coroa maior (mais pesada). A alavanca pequena movimenta a corrente até a coroa menor (mais leve).

Escolha antecipadamente a sua marcha. Não troque a marcha quando os pedais estiverem sob carga, como ao subir. Escolha a sua marcha para subida antecipadamente para ficar preparado para a subida. Se você precisar trocar as marchas sob carga, tente tirar a pressão sobre os pedais durante a troca.

Encontrando a marcha certa

Com a prática, a seleção das marchas se tornará mais um impulso ou reflexo, exigindo pouco ato de pensar.

Com o tempo, encontrará as marchas mais confortáveis para você. As rotações ideais das marchas e dos pedais (rpm) variam. A maioria das pessoas acha que uma marcha mais baixa é melhor para subir, que uma marcha mais alta é melhor para descer e uma marcha intermediária é confortável em terrenos planos ou pistas de rolamento.

Tente não usar uma combinação de corrente cruzada: Uma coroa grande/catraca grande OU coroa pequena/catraca pequena. A corrente cruzada é ruim para a sua transmissão.

É uma excelente ideia para os principiantes pedalarem com um ciclista experiente que esteja disposto a ensinar os princípios básicos da seleção de marchas.

Freando e parando

Aprender a frear adequadamente fará com que você fique mais seguro e mais confiante na estrada. Antes de começar a pedalar, certifique-se sempre que os freios funcionam.

Freios contra pedal

Se a sua bicicleta possui um freio contra pedal acionado pelos pedais, pedale em sentido contrário para acionar o freio. Para aplicar a força máxima, o pedal traseiro deve estar acima da horizontal quando você acionar o freio.

Posição do pedal para melhor acionamento do freio contra pedal.

Alavancas de câmbio

A frenagem deve ser realizada com os dois freios ao mesmo tempo. Acionar o freio dianteiro em demasia pode fazer com que a roda traseira levante do solo, resultando em perda de controle. Acionar o freio traseiro em demasia pode fazer com que você comece a derrapar.

A maior parte do poder de frenagem de sua bike provém do freio dianteiro – use-o com moderação. O freio traseiro pode ajudar a reduzir a velocidade gradualmente.

Para evitar que a roda traseira levante em freadas fortes, mude o peso para trás no selim e mantenha-se abaixado sobre a bicicleta.

Se você precisar executar uma parada de emergência, acione os freios de maneira suave e uniforme para melhor controlar a sua velocidade.

Ao fazer curvas, use os freios antes de fazer a sua curva. A frenagem forte durante uma curva pode fazer com que as rodas derrapem, o que pode fazer com que você perca o controle. Solte os freios na metade da curva para obter maior estabilidade e tração positiva nas curvas.

A frenagem contínua pode causar acúmulo de calor nos aros e nos componentes dos freios, causando desgaste prematuro. Para evitar o sobreaquecimento do sistema de freios, solte os freios ocasionalmente para permitir que as superfícies esfriem.

Subindo colinas

A dica mais importante para subir é selecionar a marcha certa antes de chegar à colina. Depois de dominar a seleção de marchas, essas técnicas adicionais facilitarão dominar qualquer subida.

Em subidas íngremes, incline-se para frente e dobre os cotovelos. Pratique encontrar o centro de gravidade correto entre as rodas dianteiras e traseiras e estar pronto para trocar as marchas ao pedalar.

Quer você sente ou fique em pé para uma subida é uma questão de preferência pessoal. Às vezes, isso ajuda a alternar as duas técnicas, pois elas usam grupos musculares diferentes e mudar de posição pode proporcionar um descanso para os músculos fatigados.

Descendo colinas

As chaves para descer uma ladeira de forma segura e eficaz são o controle de velocidade, a distribuição do peso e o controle do guidão.

Sua velocidade é controlada por meio da experiência e das boas técnicas de frenagem. Para manter o peso corretamente equilibrado entre as rodas em uma descida íngreme, mova seu peso para trás e permaneça o mais abaixado possível na bicicleta, como ao frear. .

Mantenha os joelhos e os cotovelos dobrados para permitir que o corpo absorva as irregularidades do piso e os impactos. Evite a "freada mortal" nos freios.

Controlando a bicicleta

Só pode virar o guidão em baixa velocidade. Virar o guidão em alta velocidade ou em descidas é perigoso e só é realizado como contraesterço.

Por exemplo, para uma curva à direita, mova o pé externo (esquerdo) para baixo até a posição de 6 horas e mantenha seu peso sobre esse pedal. À medida que você se dirige para a curva, empurre para frente (não para baixo) com a mão interna (direita) e incline-se na direção da curva.

As rodas dianteiras e traseiras seguirão trajetórias diferentes. Gire para que ambas as rodas sigam as melhores trajetórias. Mantenha-se relaxado durante a curva e mantenha o peso centralizado na bicicleta.

Rack de comparação de produtos

Iniciar comparação
Brasil / Português
You’re looking at the Brasil / Português Trek Bicycle website. Don’t worry. We’ve all taken a wrong turn before. View your country’s Trek Bicycle website here.